Intervenções culturais

28/11 às 19h30

Performance Cênico-Musical

“O amor quase sempre dói, eu adoro um clichê”

Com Chris Vianna e Kaio Miotti

O músico Kaio Miotti e a atriz, escritora e cantora Chris Vianna estão juntos no show “O amor quase sempre dói, eu adoro um clichê”. Chris lançou recentemente o álbum “Nem Os Lobos me Alcançam” e o livro de poesia “Procuro um verso na minha escuridão”“O amor quase sempre dói...” trata-se de uma performance cênico-musical que promete arrebatar o público, pois a química entre os dois artistas flui desde o primeiro som que fizeram juntos em 2000, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis. Kaio é guitarrista no segundo álbum de Chris Vianna. E Chris produziu uma série de vídeos do músico, juntamente com Carlos Fofaun, tais como, entre outras, So Hard e Gosto de Rum. Nesse show, as poesias são de Chris Vianna, com músicas criadas especialmente para a performance, da qual emergem tanto o amor, quanto o desamor, mas com uma pitada de humor e crítica social.

📸 foto de Carlos Fofaun

Kaio Miotti é músico independente, cortando o chão do noroeste paranaense, entre pequenas e médias cidades, de Cruzeiro do Oeste a Londrina, mais ou menos. Esse é o caminho das canções do compositor. Um pé no mato, outro na cidade. De violão, harmônica e voz, Kaio embala horizontes em blues brasilis e rocks rurais.


📸 foto de Carlos Fofaun

Chris Vianna é professora, produtora cultural, atriz e vocalista da Banda Benditos Energúmenos. Idealizadora e diretora do Festival Literário de Londrina (LONDRIX), criado há 18 anos. É editora da Atrito Arte, com 189 títulos publicados. Em 2014 participou da Antologia de poesia feminina “O fio de Ariadne”. Em 2016 recebeu o Prêmio “Todos por um Brasil de Leitores”, do Ministério da Cultura. Tem poemas publicados nos livros: “Um dedo de prosa” (2016/2019) e “Nòmadas” (2019). Produz outros projetos de incentivo à leitura, entre eles “Um dedo de prosa nas escolas”, “Encantamentos Poéticos” e “Sarauzinho” (público jovem, terceira idade e infantil, respectivamente). Lançou em janeiro de 2022 o segundo álbum, “Nem os lobos me alcançam”, e prepara o terceiro com Edu Benvenhu. Em maio de 2023, Chris lançou o livro de poesia “Procuro um verso na minha escuridão.”


Lançamento do livro "Procuro um verso na minha escuridão" de Chris Vianna




Chris Vianna já organizou e participou de diversas coletâneas de literatura. Agora lança seu primeiro livro de poesias, embora seja editora, escritora e performer experiente, a obra vem sendo trabalhada e aguardada há tempos. Artista de diversas linguagens, além de produtora e agitadora cultural, a autora se dedica, em especial, à literatura. Com sua banda Benditos Energúmenos, Chris Vianna já gravou 03 álbuns e espalha seus versos acompanhados de música pelos palcos. No prefácio escrito pelo poeta Augusto Silva, ele fala sobre os “poemas escritos por necessidade, com amor sobrando e esmero criativo, comprometidos com nossa época e, por isso mesmo, dialogando com toda uma tradição de poetas da palavra voando, cantada e falada”. E ainda afirma que Chris Vianna escreve “como quem, em vez de poesia, fizesse mágica; em vez de versos, tivesse preces e reunisse, a um tempo, o sagrado e o profano estar-vivo num crisol por onde passa o amor do mundo.

29/11 às 21h  

Sarau Marginal  

O II Sarau Marginal da UENP é um misto de música, poesia, filosofia e literatura. Interessados em participar deverão se reunir na Petiscaria Universitária, na Rua dos Estudantes, ao lado do prédio do CCHE e da Ágora, para realizar suas performances. Quer recitar um poema? Uma música? Uma passagem filosófica ou literária? Envie, então, um e-mail para jornadadefilosofia2023@gmail.com e faça sua inscrição. 

I Sarau Marginal [2022]
 📸 foto de Fellipe Cavassa @wordx


I Sarau Marginal [2022]
📸 foto de Maria Victória Leal




Postagens mais visitadas